Notícias

Campolina Núcleo SP realiza curso sobre a raça

Com o objetivo de aumentar o conhecimento dos criadores sobre a raça e promover um momento de encontro e troca de experiências, o Núcleo São Paulo da ABCCCampolina realizou um curso entre os dias 26 e 28 de fevereiro em Jarinú (SP), na fazenda Campo Verde.

 Com o objetivo de aumentar o conhecimento dos criadores sobre a raça e promover um momento de encontro e troca de experiências, o Núcleo São Paulo da ABCCCampolina realizou um curso entre os dias 26 e 28 de fevereiro em Jarinú (SP), na fazenda Campo Verde. Na ocasião, além das aulas teóricas e práticas sobre morfologia e marcha do Campolina Marchador, os presentes também puderam conhecer o selo de certificação Sela Verde, concedido a fazendas e haras que adotam boas práticas no trato dos animais e no cuidado com o meio ambiente.

Na avaliação de Augusto Cançado, que falou sobre o andamento da raça, o evento surpreendeu pela quantidade e pelo interesse dos presentes em conhecer mais e tirar dúvidas sobre os pontos apresentados.  “Nos intervalos e após as apresentações houveram muitas solicitações de esclarecimentos de dúvidas ou discussão técnica por posicionamentos diferenciados, o que só contribuiu para a formação de uma atitude positiva em relação à avaliação do Cavalo Campolina, seja no seu andamento (marcha) seja na sua conformação (biótipo), o que possibilitará uma visão mais crítica dos parâmetros de seleção racial”, ressaltou.

Diogo Gonzaga foi o responsável pelo tema da morfologia e comentou como o curso e esse envolvimento dos criadores será importante para o futuro da raça. “O curso auxiliará os criadores com conhecimento, desta forma eles poderão identificar os melhores animais para a seleção no haras ou para compra de novos animais”, apontou.

O sábado que fechou o evento contou com uma programação inteira sobre o selo de certificação Sela Verde, e um dos responsáveis pela iniciativa, o Médico Veterinário Rodrigo Sarkis, explicou aos presentes sobre o funcionamento de um haras ou fazenda certificado.
“O encontro foi muito produtivo, com várias perguntas e principalmente o esclarecimento sobre a relação bem estar animal e o desempenho nas atividades equestres. Essa é uma iniciativa muito importante porque inaugura um fórum permanente de discussão e difusão de tecnologia no segmento do agronegócio de equinos. Pretendemos realizar novos dias de campo teóricos e práticos, a fim de continuar esclarecendo e capacitando profissionais e proprietários no conceito sela verde de criação dos cavalos”, esclareceu Sarkis.
Entre os presentes, Jorge Rodrigues, do Haras Jomar, reconheceu a importância de iniciativas como esta e disse que o curso, além de trazer um panorama interessante sobre a raça e seu futuro, será fundamental para os trabalhos desenvolvidos no haras. “Esse curso foi muito importante para conhecermos as proporções do cavalo que buscamos, para trabalharmos sempre com foco no que é exigido atualmente”, concluiu.
Promovido pela ENACAM (Escola Nacional do Cavalo Campolina), o curso terá uma edição com o mesmo conteúdo nos dias 6 e 7 de março, em Petrópolis (RJ).
 
“A ABCCC através da ENACAM já tem preparados cursos como de Doma, Equitação, Preparação de Animais, Treinamento para Provas Funcionais e Podologia, por exemplo. Estamos solicitando a todos os interessados no Cavalo Campolina que manifestem seu interesse e nos procurem. Toda demanda surgida por parte dos interessados é do maior interesse da ABCCC. A oferta de cursos com novos conhecimentos e técnicas é linha de ação primordial da ABCCC que atenta ao mercado e ao interesse dos criadores quer atuar de forma constante na qualificação, de olho no aprimoramento do Cavalo Campolina”, reforça Augusto Cançado.
 

Publicado por: Vinícius Gandolphi

 



Notícias